Exibir tudo

    Filtro a vácuo da série MT

    Gilberto Albertini, José Francisco Ribeiro e Márcio Mendes C. Garcia.

    Sistemas de filtragem a vácuo da série MT fornecem filtragem de alta qualidade para máquinas de usinagem individuais ou conjunto de máquinas com baixa vazão. Foram especialmente desenvolvidos para filtrar líquidos (óleo integral ou emulsão) e são aplicados a uma grande variedade de materiais, tais como, alumínio, aço e ferro fundido. Em função da sua grande flexibilidade são utilizados em torneamento, retífica, usinagem bruta, usinagem de acabamento e brunimento.
    Com uma remoção de partículas de até 25 micra, utilizando como meio filtrante papel (descartável) ou tela permanente, proporcionam maior vida útil aos ferramentais, podendo duplicar ou até mesmo triplicar sua vida útil. Ganhos de produtividade são alcançados em função de menor necessidade de troca de ferramentas e diminuição do número de paradas para manutenção de máquinas. Assim, além de diminuir os custos de manutenção e operação, proporcionam melhoria nas tolerâncias críticas de usinagem, podendo também tornar permanente a vida útil do líquido refrigerante.
    Os sistemas de filtragem a vácuo da série MT, divisão do grupo Mann+Hummel, sediada na cidade de Indaiatuba, em São Paulo, são projetados de acordo com as necessidades dos clientes, proporcionando uma máxima eficiência de operação.
    No processo de filtragem a vácuo, os cavacos de metais acumulam-se sobre o meio filtrante formando uma camada filtrante “extra”, o que garante uma maior eficiência de filtragem comparando-se aos tradicionais filtros a tambor ou à gravidade.
    O filtro a vácuo da série MT foi desenvolvido para garantir filtragem automática e contínua. Após o líquido ter sido utilizado pela máquina operatriz, ele é bombeado ou retorna por gravidade para o filtro. Periodicamente, o bolo filtrante é removido automaticamente para fora do filtro e descartado para dentro de uma caçamba de cavacos, eliminando o tradicional problema de rompimento do meio filtrante dos sistemas de filtragem tradicionais.